Covid-19

Bahia reduz fila de espera de pacientes para leito de UTI

A redução foi cerca de 74% em relação ao pico de casos na segunda onda de contaminações

05/04/2021 13h59
Por: Redação
Fonte: Redação

Nos últimos dias, em média 130 pacientes aguardaram, pelo menos, 24 horas por leitos Covid-19 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Bahia. A taxa aponta uma redução em cerca de 74% da fila de espera em comparação com o pior momento da segunda onda de infecções no estado, quando 513 indivíduos chegaram a compor a espera para regulação em um único dia. 

O titular da pasta da Saúde, Fábio Vilas-Boas admitiu em entrevista nesta segunda-feira (05), uma melhora no cenário da segunda onda, porém ainda revela preocupação com os números. “Atualmente parte destes pacientes são da região Sudoeste que não tem tantos leitos. O governo abriu, na última sexta, 10 leitos e a previsão é de colocar mais 10 em operação nessa região. Um dos pontos que também retardam o processo de redução da fila é que familiares recusam a transferência e deixam os pacientes em estruturas menos equipadas”, explicou. 

Uma determinação estadual permitiu a retomada das atividades presenciais parcialmente em toda a Bahia a partir desta segunda (05). Sobre o assunto, Vilas-Boas disse que a taxa de ocupação ainda é elevada e que em qualquer sinal de piora, a gestão terá de voltar atrás. “Ninguém tem o poder de antever o futuro, a flexibilização acontecerá de forma rigorosa. Vamos acompanhar ao longo dos dias, no entanto, qualquer sinal que aponte uma piora nos índices teremos de voltar atrás. O risco é o desgaste de abrir e fechar, e com isso a população vai deixando cada vez mais de aderir as medidas. A pressão é muito grande da sociedade para que se flexibilize e nós da área da saúde temos que dar o suporte para o retorno da vida normal”, concluiu o secretário.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Salvador - BA
Atualizado às 02h44
26°
Nuvens esparsas Máxima: 30° - Mínima: 25°
28°

Sensação

7 km/h

Vento

79%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas