O Festival Batida das Pretas promoverá programação musical gratuita e online entre os dias 10 e 11 de abril, através do canal do grupo no YouTube. O evento inicia sempre às 15h e conta com shows inéditos, poesia e pocket de humor.
O objetivo do projeto é promover um espaço de troca, incentivo e fortalecimento entre mulheres negras e indígenas atuantes na cena musical baiana.
A programação conta com as cantoras Márcia Short, Iane Gonzaga, Amanda Rosa, Viviane Pitaya e as bandas Panteras Negras e Veronas, proporcionando um intercâmbio entre artistas com carreiras reconhecidas nacionalmente e artistas em projeção, com trabalhos autorais consistentes.
Também integram a programação a poeta indígena Itayná Tuxá, que levará suas raízes em forma de poesia; Cronista do Rolé, que apresentará um pocket de humo;r e Rool Cerqueira, que apresenta poesia musical.
A abertura do festival acontece dia 10 de abril, às 15h com Márcia Short. A cantora apresentará o show "Portal Black", com sucessos do repertório Afropop. Em seguida é a vez da banda Veronas trazer a sua mistura inusitada de MPB, rock e ijexá.
Ao final do primeiro dia de programação, acontece o show da cantora e MC Amanda Rosa, artista da Chapada Diamantina, que traz o show “A Filha Revolta”, com músicas que marcaram sua carreira nos últimos 7 anos, em um repertório que envolve ancestralidade e coletividade.
Já no segundo dia do festival, haverá apresentações da cantora, compositora e musicista Iane Gonzaga, que também é uma das idealizadoras do festival. Iane fará o show de pré-lançamento do seu mais novo EP “Territóriamente”, que será lançado ainda em abril.
Ainda no mesmo dia, o festival exibe a apresentação da banda instrumental negra LGBTQI+, Panteras Negras, com repertório composto por afoxé, samba-reggae, música afro-cubana e poesia.
O festival encerra sua programação com a apresentação da cantora, compositora e atriz Viviane Pitaya com seu show experimental de canções autorais que falam sobre desilusões, existencialismo e a forma que a artista observa o amor, com um toque de sarcasmo e teatralidade.
Serviço:
O que: Festival Batida das Pretas
Quando: 10 e 11 de Abril
Horário: A partir das 15h
Onde: Canal do Festival
Sensação
Vento
Umidade