Boy lixo

Os privilégios de Arthur: por que passam tanto pano para o brother

A sociedade perdoa mais facilmente comportamentos como o do professor de crossfit

28/04/2021 16h01
Por: Redação
Fonte: Leo Dias
Reprodução internet
Reprodução internet

Após sobreviver a cinco paredões, Arthur Picoli não resistiu à berlinda desta terça-feira (27) e acabou sendo eliminado com 61,34% dos votos, contrariando as pesquisas e aqueles que diziam “ele mudou”. O fato é que Picoli teve uma trajetória problemática dentro do reality, mas a pergunta que fica é: por que o público perdoava com tanta facilidade os erros do crossfiteiro?

Conversamos com Thamiris Dias, psicóloga e especialista em saúde da mulher pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que explica a importância de se enxergar o programa como um reflexo da sociedade.

 

“O programa reflete o que acontece nela e precisamos falar sobre as questões dos privilégios e de alguns marcadores, como raça, classe e gênero. Tanto na mídia quanto no nosso cotidiano, homens brancos são privilegiados. Aquela expressão que a gente, às vezes, costuma usar de “passar pano” — apesar de não gostar muito dela — seria uma forma de dizer que perdoa comportamentos abusivos”, completa.

 

Segundo a especialista, nós, enquanto sociedade, que é opressora e preconceituosa, acabamos perdoando comportamentos como o do professor de crossfit, com a justificativa de que falta maturidade ou, até mesmo, que a pessoa não fez por mal. Ainda que essa forma de agir, vez ou outra, se repita.

 

“Percebe-se que a gente não perdoa assim, por exemplo, mulheres ou homens negros, como aconteceu com João, que saiu cancelado. Enquanto sociedade, não perdoamos essas pessoas. Como está acontecendo com a Camilla e aconteceu com Karol Conká”, pontua.

 

“Por que a sociedade perdoa esses homens e não consegue perdoar mulheres? Não consegue perdoar homens pretos, mulheres pretas? Justamente pelos privilégios que existem em ser um homem branco e hétero. Você tem um ‘respaldo’ de poder fazer aquilo que quiser porque as pessoas vão perdoar e vão esquecer e justificar seus erros de uma maneira muito mais permissiva”, completa.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Salvador - BA
Atualizado às 21h16
26°
Nuvens esparsas Máxima: 28° - Mínima: 23°
27°

Sensação

11 km/h

Vento

65%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas