Festival Rumpilezz

Festival de música online reúne artistas baianos como Larissa Luz, Baco Exu do Blues, Lazzo e nomes internacionais

Programação do 'Festival Rumpilezz' começa nesta terça-feira (6) e segue até domingo (11) com shows, laboratórios, oficina, concerto instalação, playlist e webdocumentários.

06/07/2021 18h48
Por: Redação
Fonte: Redação

O 'Festival Rumpilezz' começou nesta terça-feira (6), com programação online e gratuita até domingo (11), com shows, laboratórios, oficina, concerto instalação, playlist e webdocumentários. Entre as participações artísticas estão Larissa Luz, Baco Exu do Blues, Lazzo, Márcia Short, Junix, Rumpilezzinho e nomes internacionais.

O objetivo do evento é difundir o Método de ensino musical UPB (Universo Percussivo Baiano), criado pelo maestro Letieres Leite, idealizador do evento, e destacar o legado dos ritmos de matriz africana na constituição da música brasileira.

Promovido pelo Instituto Rumpilezz, o Festival traz à luz os ritmos africanos que cruzaram o Oceano Atlântico sem perderem a sua essência e que, ainda hoje, seguem cadenciando a música popular brasileira.

Além disso, a proposta do Festival é também ecoar a contribuição histórica das populações negras, nas diásporas africanas, na formação da cultura nas Américas.

 

Programação

A programação do evento traz um Laboratório Experimental com Larissa Luz e outro com Baco Exu do Blues, que entoam canções próprias, repaginadas por um grupo de jovens formados pelo Programa Rumpilezzinho. Os videoclipes com as canções “Cante pra Chamar”, de Larissa, e “Oração à Vitória”, com Baco, serão apresentados ao público, respectivamente, na quinta (8) e sexta-feira (9), às 20h.

Já os cantores Lazzo Matumbi e Márcia Short são os convidados da Orkestra Rumpilezz em um show gravado e com transmissão no YouTube da Rumpilezz no domingo (11), às 21h. Mais cedo, às 20h, quem se apresenta é o Letieres Leite Quinteto com a participação do guitarrista e compositor Mou Brasil, referência de música instrumental autoral, jazz e afro.

O Festival também trará um Concerto Instalação ao vivo, no sábado (10), às 20h, com a participação de Letieres Leite, artistas baianos e internacionais.

Entre outros convidados já confirmados, estão o artista sonoro e guitarrista baiano Junix, que já colaborou com nomes como BaianaSystem, Arto Lindsay, Carlinhos Brown, Lucas Santtana e Cirque du Soleil; o produtor e DJ húngaro, Szabolcs Bognár; e o jazzista da Hungria, Hock Ernő.

A programação conta também com uma oficina sobre a aplicação do Método UPB, ministradas por Letieres Leite na quarta-feira (7) das 14h às 17h, aberta a todos os públicos (transmissão pelo canal do festival e sem limite de participantes).

Também será criada uma playlist oficial, reunindo artistas de diversas nacionalidades e estilos musicais. E ainda a websérie OMOYA, dirigida por Urânia Munzanzu, com quatro episódios, abordando temas como o racismo na Axé Music, machismo e misoginia na música, além do próprio Método UPB de ensino e aprendizagem musical.

 

Programação

Oficina UPB Petrobras II - Como pensar arranjo e composição a partir dos fundamentos rítmicos?

Quarta-feira (7), das 14h às 17h

Ministrante: Letieres Leite

Aberta ao público

 

Lançamento do clipe “Cante pra Chamar”, do Laboratório experimental Rumpilezzinho com Larissa Luz

Quinta-feira (8), às 20h

 

Lançamento do clipe “Oração à Vitória”, do Laboratório experimental Rumpilezzinho com Baco Exu do Blues:

Sexta-feira (9), às 20h

 

Concerto Instalação: Letieres Leite, Junix, Szabolcs Bognár (Hungria) e Hock Ernő (Hungria), com produção de Edbrass

Sábado (10), às 20h

 

Show Letieres Leite Quinteto convida Mou Brasil

Domingo (11), às 20h

Show Orkestra Rumpilezz convida Lazzo Matumbi e Márcia Short

Domingo (11), às 21h

 

Websérie

Episódio 01: “Clementina - Nosso passos vêm de longe” (O machismo e a misoginia na música): dia 06 de julho

Episódio 02: “Eunice - Racismo x Axé Music”: dia 07 de julho

Episódio 03: “Amina - UPB – a Escola, o Método e o Legado”: dia 08 de julho

Episódio 04: “Zenzile - Perspectivas e Caminhos de futuro” (Orquestra Rumpilezzinho): dia 09 de julho

Transmissão: Canal da Rumpilezz

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Salvador - BA
Atualizado às 22h21
23°
Muitas nuvens Máxima: 26° - Mínima: 20°
23°

Sensação

20 km/h

Vento

78%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas