Tempestade de Ideias

Na sua época era melhor?

Os desenhos da sua época são cringe? E os de hoje são bobos demais?

Tempestade de Ideias

Tempestade de IdeiasProfessor Juliano Levi aborda de tudo em textos semanais, leves e criativos.

08/07/2021 17h46Atualizado há 4 semanas
Por: Juliano Levi
Fonte: Juliano Leví
O incrível mundo de Gumball - Cartoon Network
O incrível mundo de Gumball - Cartoon Network

Há algumas semanas, uma pessoa muito próxima a mim disse que, aos 32, estou ficando velho demais para ser pai. Tome um minutinho para pensar sobre isso. A forma como você se posiciona neste tópico pode denunciar a geração a qual você pertence. A internet foi tomada pelos debates do que é cringe e os choques entre millennials e a geração Z. Facilmente os desenhos animados se tornaram elementos em algumas discussões bem acaloradas. E eu vou usar duas animações para trabalhar neste contexto: O incrível mundo de Gumball (The Amazing World of Gumball) e Jovens Titãs em Ação (Teen Titans Go!)

 

Cara, como eu sou cringe: pago boletos, tomo café da manhã e já tive um blog.  ^.^ 

 

É possível que você, meu amigo leitor, sem ter dedicado alguns minutinhos a assistir, tenha (pré)conceituado estes dois desenhos como ruins. Eu assisti. E gostei muito. Tanto Gumball quanto os Jovens Titãs em ação tem um estilo gráfico bastante simples, que potencializa a expressividade dos personagens e permite piadas que brincam com um nível bem interessante de surrealismo. Em O incrível mundo de Gumball,  Renata e Ricardo são pais numa família de classe média bem comum, e tem Gumball, Darwin (adotado) e Anaís como filhos. Este cenário totalmente ordinário é apenas o ponto de partida de episódios com críticas inteligentes aos costumes, às desigualdades e ao tradicionalismo do sistema educacional. É divertidíssimo e tem cenas verdadeiramente hilárias e inesperadas. 

Jovens Titãs em ação! - Cartoon Network
Jovens Titãs em ação! - Cartoon Network

Jovens Titãs em ação tem os mesmos personagens do grupo de heróis Jovens Titãs, que tiveram um desenho marcante nos anos 2000. Nesta roupagem nova, o foco na ação e no combate ao crime foi deixado de lado para retratar a vida dos adolescentes com superpoderes em sua torre de comando cheia de apetrechos tecnológicos. É um sitcom. Com um roteiro leve e cores vibrantes, o show apresenta temas bastante maduros, misturados com irreverência e reflexões sobre conflitos de gerações. A título de exemplo, no episódio Licativo (4ªTemp - Ep.31), Robin descobre um aplicativo de economia compartilhada e os seus companheiros questionam sobre os impactos do mesmo sobre o mercado local. Já no episódio Titãs Clássicos (4ªTemp - Ep.33), os heróis são transportados para uma versão antiga do seu desenho e tecem considerações sobre qualidade gráfica e profundidade do enredo. 

 

“Ah, mas não são educativos!” Colega, se você relega à televisão a tarefa de educar suas crianças...veja bem...tem alguma coisinha meio equivocada aí… E, honestamente, estas descrições que fiz lhe parecem pouco inteligentes?

 

Permaneço na minha cruzada anti-preconceitos. Se permita. Experimente. A arte é associada às emoções de quem faz e de quem desfruta. Qual é melhor: o expressionismo alemão ou o maneirismo holandês? Não existe resposta. Cada época apresenta artistas e obras que estão inseridas em seu contexto histórico, com suas temáticas e limitações técnicas. Você não precisa ficar insistindo que os desenhos da sua época eram melhores. Isso é tão cringe.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Salvador - BA
Atualizado às 22h11
23°
Muitas nuvens Máxima: 26° - Mínima: 20°
23°

Sensação

20 km/h

Vento

78%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas