Bahia

Paulo Coelho se oferece para cobrir gastos do Festival de Jazz que Funarte recusou apoio

Festival do Capão, evento realizado na Chapada Diamantina, foi reprovado pela Funarte de receber apoio da Lei Rouanet. Divulgação diz que evento é antifascista.

14/07/2021 16h25Atualizado há 3 semanas
Por: Redação
Fonte: Redação

O escritor Paulo Coelho afirmou, através das redes sociais, que se dispõe a arcar com o valor dos gastos do Festival do Capão, evento realizado na Chapada Diamantina, na Bahia, que foi reprovado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) de ter apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) com um parecer técnico citando Deus. Um post de divulgação do evento em uma rede social afirma que a festa é antifascista.

A postagem foi feita na madrugada desta quarta-feira (14). Com uma foto ao lado da esposa, Christina Oiticica, com quem tem uma fundação, Paulo escreveu: "A Fundação Coelho & Oiticica se oferece para cobrir os gastos do Festival do Capão, solicitados via Lei Rouanet (R$ 145,000). Entrem em contato via DM [mensagem direta, em tradução livre] pedindo a alguém que sigo aqui que me transmita. Única condição: que seja antifascista e pela democracia."

 

 

O que diz o parecer

A Funarte reprovou o pedido de apoio do Festival de Jazz do Capão, via Lei Rouanet, e citou Deus em um parecer técnico de reprovação. Além disso, o documento da Funarte mencionava uma publicação em rede social em que o evento se posiciona como "um festival antifascista e pela democracia", para embasar o parecer de indeferimento do pedido.

A postagem do Festival, feita em 1º de junho do ano passado, diz: “Não podemos aceitar o fascismo, o racismo e nenhuma forma de opressão e preconceito”.

 

Entenda o caso

Em 2020, o festival não aconteceu por causa da pandemia de Covid-19, mas fez inscrição na Lei Rouanet, como preparação para o retorno, em 2021.

O projeto, que costuma tramitar rapidamente na Lei de Incentivo Federal, por se tratar de evento de ação continuada com captação nos últimos três anos, estava com tramitação parada desde outubro de 2020, após paralisação do Ministério da Cultura.

A organização do festival afirma que recebeu o parecer desfavorável em junho deste ano, após planejar uma versão online para o evento, dentro do Edital de Eventos Calendarizados da Secretaria de Cultura da Bahia.

O parecer é datado de 25 de junho de 2021 e assinado pelo então coordenador do Programa Nacional de Apoio à Cultura da Funarte, Ronaldo Gomes. Ele foi exonerado do cargo no dia 1° de julho.

A Funarte afirmou que um "parecerista" independente avaliou que havia desvio de objeto no pedido do festival.

Na segunda--feira (12), o secretário especial de Cultura do governo federal, Mario Frias, se manifestou sobre o assunto nas redes sociais.

"Enquanto eu for Secretário Especial da Cultura ela será resgatada desse sequestro político/ideológico!", escreveu.

 

Festival do Capão

As primeiras edições do Festival do Capão aconteceram em 2010 e 2011, e contaram com o patrocínio do então Ministério da Cultura. Na época, participaram do evento artistas como Ivan Lins, Naná Vasconcelos, Hermeto Pascoal e Toninho Horta.

Após um ano sem aporte financeiro, o evento retornou nos anos 2013, 2014 e 2015 com o patrocínio do Programa Petrobras Cultural. Neste anos, participaram do evento artistas como João Bosco, Letieres Leite Quinteto, Dori Caymmi, Raul de Souza e Ricardo Castro.

A organização do Festival de Jazz do Capão afirmou que desde 2017 conta com o Apoio Financeiro da Secretaria de Cultura da Bahia com complementação de patrocínio através da Lei Rouanet.

Nas últimas três edições (2017, 2018 e 2019), o evento recebeu artistas de renome internacional como Egberto Gismonti, Débora Gurgel, César Camargo Mariano, a americana Michaella Harrison, o grupo alemão Kapelle 17, além de artistas do Vale do Capão, de Salvador e jovens do curso de música da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Salvador - BA
Atualizado às 21h50
23°
Muitas nuvens Máxima: 26° - Mínima: 20°
23°

Sensação

20 km/h

Vento

78%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas