Tempestade de Ideias

Voltei aos cinemas e fui ver filme de Herói

Doutor Gama mostra um grande símbolo de liberdade da História do Brasil

Tempestade de Ideias

Tempestade de IdeiasProfessor Juliano Levi aborda de tudo em textos semanais, leves e criativos.

19/08/2021 18h54
Por: Juliano Levi
Fonte: Juliano Leví
Doutor Gama - Divulgação
Doutor Gama - Divulgação

Retornei às salas de cinema, depois de quase 18 meses. Imunizado e seguindo todos os protocolos de saúde, escolhi ver um filme de herói. Sim, Doutor Gama é mais que uma cinebiografia. Dirigido por Jeferson De e com grande elenco, a produção mostra episódios da vida e as impressionantes conquistas de Luís Gama, o primeiro advogado negro do Brasil. Ele libertou mais de 500 escravizados na sua carreira e se consolidou como um dos grandes intelectuais da nossa história. 

 

A trajetória de lutas e vitórias do nosso herói é simplesmente apaixonante.

 

O meu coraçãozinho de professor ficava o tempo todo vibrando na cadeira do cinema: “meus alunos precisam ver isso!” O ator César Mello verdadeiramente encarnou Luís Gama e deu vida a um homem de valores elevados e cercado de referências iluministas. A voz é suave, mas a fala, firme, na defesa de transformar ideais como liberdade e igualdade em direitos garantidos para a população negra do Brasil. O carisma do ator e o seu talento dramático conseguem nos dar a dimensão do homem grandioso que Luís Gama foi. Seus discursos rompedores de grilhões energizam nossa alma antirracista e são devastadores de preconceitos. 

 

Uma estrela de brilho forte no panteão dos heróis brasileiros, Luís Gama já foi, ele mesmo, um escravizado. Nasceu livre, mas foi vendido pelo pai para pagar uma dívida de jogo aos dez anos. Ainda assim, aprendeu a ler e escrever como poucos, conquistou sua liberdade, era um poliglota, autodidata e extremamente comprometido com a causa abolicionista. E a produção do filme é impecável. Nós somos totalmente transportados para o Brasil do século XIX em cada cena. O clima do Segundo Império aparece nas roupas, nas ruas, nas casas e em todos os cenários do filme. Você vai esquecer que ele foi gravado nos dias atuais e sairá da sessão amando Luís Gama. Porque é isso que ele desperta em nós: amor e orgulho.

 

É uma pena que o cinema brasileiro, apesar de genial, não tenha o seu merecido reconhecimento no público daqui. O filme Doutor Gama está em exibição em apenas UM cinema da nossa cidade, o Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha. Mas vá assistir, esta é uma história que deveria alcançar o máximo de público possível, um impacto de bilheteria. Me desculpe o Capitão América e os Vingadores, mas eu tenho um herói maior que vocês. Ele foi lindo, negro, absurdamente inteligente e, o mais importante, foi real. 



Se arrepie com o trailer de Doutor Gama clicando AQUI

3comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Salvador - BA
Atualizado às 04h52
21°
Alguma nebulosidade Máxima: 30° - Mínima: 22°
21°

Sensação

14.3 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas