Evento-Teste

Evento-teste de Salvador acontece na próxima sexta (27) com shows de Gerônimo e Márcia Castro

Apresentação será para 500 pessoas no Centro de Convenções

24/08/2021 10h04Atualizado há 4 semanas
Por: Redação
Fonte: Redação

O evento-teste da retomada setor de entretenimento em Salvador vai acontecer para 500 convidados, na sexta-feira (27), às 18h, no Centro de Convenções, que fica no Bairro da Boca do Rio. A informação foi divulgada pelo prefeito da capital baiana, Bruno Reis, nesta segunda (23).

De acordo com Bruno Reis, o cantor Gerônimo, a cantora Márcia Castro e os grupos Afoxé Darajú de Odé e Telefunksoul farão shows no evento. A prefeitura também vai montar 125 lounges que comportam até quatro pessoas cada.

"Esse evento será em um formato de show a céu aberto e o espaço será todo dividido por disciplinadores", afirmou o prefeito.

 

 

Protocolos

O evento será bancado por apoiadores, que serão responsáveis pelo pagamento dos cachês dos artistas.

Segundo o prefeito, o objetivo do evento-teste é avaliar protocolos e operações que foram previamente analisados pelos órgão municipais envolvidos e autoridades de saúde. As diretrizes usadas no show, que será feito em espaço aberto, servirão de base para a volta gradual do setor.

"Eu esperei vacinar 100% da população para realizar esse evento", disse Bruno Reis.

Apesar de afirmar que já vacinou 100% do público-alvo contra a Covid-19, o prefeito informou na manhã desta segunda que 125 mil moradores da capital baiana não foram receber a primeira dose da vacina contra a doença.

 

Confira os protocolos que serão adotados para o evento-teste:

- Os convidados deverão ter acima de 18 anos e ter tomado, pelo menos, a primeira dose ou dose única de alguma vacina contra a covid-19 até o dia 27 de julho de 2021;

- Os convidados serão testados antes do dia do evento;

- Todos voltarão a ser testados após o evento;

- O uso de máscara será obrigatório;

- Para acessar o evento, as pessoas terão a temperatura aferida;

- A fila para os banheiros será organizada com distanciamento;

- O Staff e a estrutura do evento vão garantir que os convidados acessem os lounges de forma rápida.

Durante uma reunião na quarta-feira (18), a Prefeitura de Salvador afirmou que já tinha protocolos de saúde definidos. Na oportunidade, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou que não ia se opor à realização da festa.

Até a semana passada, a gestão municipal se limitava a dar detalhes sobre o evento – que já foi adiado uma vez.

 

Convidados

O prefeito Bruno Reis afirmou durante a coletiva de imprensa que as pessoas que vão participar do evento-teste serão convidados pelas empresas apoiadoras do show.

"Os convidados são das associações, das empresas que prestam serviço para esse setor, de diversas faixas etárias que já preenchem esses requisitos, para que você tenha um público mais diversificado possível. Eles estão convidando, eu inclusive sou convidado também, o presidente da Câmara [de Vereadores], a vice-prefeita", disse Bruno Reis.

De acordo com o prefeito, o público do evento-teste terá idades diversificadas. "Estamos tentando buscar um público mais heterogêneo possível para que isso também seja um fator que a gente leve em consideração essa análise futura, tendo em vista que todos serão monitorados para autorização dos eventos de shows", explicou.

 

Decreto para 500 pessoas

Um decreto do governo da Bahia, publicado na edição de sábado (21) do Diário Oficial do Estado, autoriza eventos e atividades com a presença de público de até 500 pessoas, entre outras flexibilizações.

O documento mantém a proibição de shows, festas, públicas ou privadas, independentemente do número de participantes, contudo permite a realização de eventos-teste.

O decreto estadual estabelece que poderá ser realizado evento monitorizado de avaliação (evento-teste), com o objetivo de realizar estudos sociais e diagnósticos, nos termos dos atos normativos específicos editados pelos Municípios que mantenham a taxa de ocupação de leitos de UTI COVID inferior a 50%, por cinco dias consecutivos.

Na sexta-feira (20), o prefeito de Salvador autorizou o funcionamento de bares e restaurantes até as 3h. O gestor justificou que a iniciativa segue o cenário atual da Covid-19 na cidade.

Nesta segunda, Salvador vacinou adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, com comorbidades e fez repescagem da primeira dose para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos e para gestantes e puérperas.

Na terça-feira (24), a aplicação da vacina contra a Covid-19 em Salvador segue para os adolescentes com idade entre 12 e 17 que têm comorbidades e/ou deficiência permanente.

Conforme o Vacinômetro, por volta das 18h30 desta segunda, mais de 799 mil pessoas estão vacinadas contra a doença na capital baiana.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1,8 milhão de pessoas receberam a primeira dose ou a dose única. Desse total, mais de 799 mil pessoas estão totalmente imunizadas, ou seja, que completaram o esquema de vacinação com a dose de reforço ou receberam injeção única – que é o caso das doses do imunizante Janssen.

 

Carnaval

Na terça-feira (24), a aplicação da vacina contra a Covid-19 em Salvador segue para os adolescentes com idade entre 12 e 17 que têm comorbidades e/ou deficiência permanente.

Conforme o Vacinômetro, por volta das 18h30 desta segunda, mais de 799 mil pessoas estão vacinadas contra a doença na capital baiana.

De acordo com a gestão municipal, mais de 1,8 milhão de pessoas receberam a primeira dose ou a dose única. Desse total, mais de 799 mil pessoas estão totalmente imunizadas, ou seja, que completaram o esquema de vacinação com a dose de reforço ou receberam injeção única – que é o caso das doses do imunizante Janssen.

O principal evento de Salvador é o carnaval e a edição de 2022 ainda não está confirmada. O prefeito da capital baiana, Bruno Reis, e o governador da Bahia, Rui Costa, já condicionaram a realização da festa com o avanço da vacinação.

No dia 17 de maio, Bruno Reis, afirmou que fará todo o esforço possível para que o carnaval de 2022 seja realizado na capital baiana.

“O que depender desse prefeito aqui, vai ter carnaval ano que vem. O esforço que pudermos fazer, inclusive se houver disponibilidade de doses no segundo semestre para comprar, para vacinar a população, eu tenho disposição de comprar. Para garantir que tenha carnaval ano que vem”, falou Bruno Reis.

Cinco dias antes, o governador Rui Costa já havia declarado que acha ser possível a realização do carnaval de Salvador em 2022. Para o governador, a população baiana, e brasileira como um todo, já deverá estar vacinada até o fim do ano, o que permitiria a realização da festa momesca.

"Acho absolutamente viável. Acho que tem todas as condições de vacinar a população brasileira e baiana ate o final do ano", falou Rui, que também se mostrou otimista em relação às atividades de turismo no próximo verão. "

Acho possível ter não só carnaval, mas o verão, com a volta do turismo com mais força, a partir de janeiro do ano que vem", falou.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
SalvadorSalvador - BA Salvador, fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, é um município brasileiro e capital do estado da Bahia. Situada na Zona da Mata da Região Nordeste do Brasil, Salvador é notável em todo o país pela sua gastronomia, música e arquitetura, também reconhecidas internacionalmente.
Salvador - BA
Atualizado às 04h42
21°
Alguma nebulosidade Máxima: 30° - Mínima: 22°
21°

Sensação

15.6 km/h

Vento

83%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas