Quarta, 27 de Outubro de 2021
28°

Nuvens esparsas

Salvador - BA

Colunas Tempestade de Ideias

O museu dos sorrisos e arrepios

Não deixe de visitar a Casa do Carnaval da Bahia

16/09/2021 às 18h51
Por: Juliano Levi Fonte: Juliano Leví
Compartilhe:
Casa do Carnaval - foto: Fábio Marconi
Casa do Carnaval - foto: Fábio Marconi

Há momentos em que a página em branco é uma porta escancarada para o meu coração. E é impossível me esquivar do impulso de deixar os sentimentos escorrerem pelo teclado. Não faço na esperança destas emoções lhe alcançarem exatamente como saíram de mim. O faço porque existe, aqui dentro, um significado maior em escrever sobre aquilo que é digno de minha paixão e meu amor. E este romantismo descarado se apresenta na coluna de hoje porque visitei a Casa do Carnaval de Salvador. 

 

A experiência, por si, já me parecia destinada a ser tema de um texto. Mas um outro evento potencializou as minhas impressões.

 

A Casa do Carnaval de Salvador é o primeiro que trata da folia momesca. Ele fica na Praça Ramos de Queiroz, no Pelourinho, bem pertinho da Faculdade de Medicina da Bahia. O seu acervo reúne figurinos de grandes artistas, instrumentos musicais, esculturas, peças decorativas e tudo mais que seja relevante na história do Carnaval da Bahia. A curadoria é de Gringo Cardia, também responsável pela implantação da Casa do Rio Vermelho, de Jorge Amado e Zélia Gattai (mais um must see soteropolitano). É um passeio agradável para toda a família. Para quem é um folião incorrigível, trata-se de uma fonte interminável de arrepios e lembranças felizes. É possível caminhar pela trajetória viva e colorida da maior festa de rua do planeta e aprender sobre elementos poderosos da nossa identidade. Talvez seja uma das poucas oportunidades para o turista se aproximar da sensação de viver o carnaval antes de Fevereiro. 

 

A entrada custa vinte reais. Dez para quem mora aqui, desde que apresente comprovante de residência no próprio nome. É um preço ridiculamente baixo diante da delícia que é conhecer, lembrar e homenagear a nossa festa. Logo que passei da bilheteria na entrada, fui recebido por uma das simpáticas monitoras responsáveis pela visita guiada. Nos quatro andares do prédio, somos ciceroneados e devidamente informados sobre os componentes do acervo com bastante energia e entusiasmo de cada um destes profissionais. Mas aquela primeira moça que me recebeu parecia familiar, apesar da máscara. Fiquei com aquilo no pensamento e, depois de apresentar as atrações do primeiro salão do museu, ela veio conversar comigo.  Para minha agradável surpresa, tinha sido minha aluna, no início da minha carreira. Fiquei ainda mais lisonjeado ao saber que ela escolheu cursar Licenciatura em História e está na Universidade Estadual da Bahia.  Será minha colega de profissão no futuro.

 

A pele arrepiada e as memórias festivas vieram acompanhadas de um orgulho incontido pelo restante da visita. No terraço, a vista privilegiada da Baía de Todos os Santos foi um convite oportuno para a reflexão em torno do significado do que fazemos neste mundo. Nós tocamos outras vidas. E muitas vezes não temos a menor noção dos desdobramentos deste ato. A paixão pelo carnaval foi um instrumento inesperado de reafirmação do amor que sinto pela minha profissão. 

 

Tire um dia para ir à Casa do Carnaval, seja você baiano ou turista. Tenho certeza que irá gostar demais. Se prepare para ouvir, cantar e até dançar. E realmente torço para que vocês sejam recebidos por Mayume Hellen. Ela é ótima. E só podia ser. Foi minha aluna. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Sobre Professor Juliano Levi aborda de tudo em textos semanais, leves e criativos.
Salvador - BA Atualizado às 15h46 - Fonte: ClimaTempo
28°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 29°

Qui 27°C 23°C
Sex 28°C 23°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 29°C 23°C
Seg 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias