Quarta, 27 de Outubro de 2021
28°

Nuvens esparsas

Salvador - BA

Colunas Tempestade de Ideias

Quem não gosta da pilantragem?

É impossível escutar Simonal e não sorrir

23/09/2021 às 18h49 Atualizada em 23/09/2021 às 19h05
Por: Juliano Levi Fonte: Juliano Leví
Compartilhe:
Wilson Simonal em 1972
Wilson Simonal em 1972

Outro dia eu estava meio tristinho, voltando para casa depois de um dia duro de trabalho. Até que começou a tocar Carango, de Simonal, e nos últimos acordes da música eu estava irremediavelmente alegre e agradecido por tudo o que conquistei nesta vida de meu Deus. Wilson Simonal de Camargo, cantor e compositor brasileiro, é um ícone gigantesco da história da nossa música. Em 2012, foi escolhido pela revista Rolling Stone como uma das quatro maiores vozes da música brasileira. 

 

Se a competição fosse para escolher o artista mais autoconfiante, ele teria vencido fácil. 

 

É possível que sua imodéstia só fosse comparável à sua grandeza. Na lista elaborada pela revista especializada, Simonal figura atrás somente de Tim Maia, Elis Regina e Ney Matogrosso, num ranking que inclui cem nomes. No quesito fazer sorrir, Simonal é o topo da minha lista. Se o quesito for fazer surgir sorrisos descarados, despudorados e sem nenhuma vergonha de ser feliz, Simonal dispara na liderança. Considerado um autêntico showman nas décadas de 60 e 70 no Brasil, ele era um artista que aliava uma voz deliciosamente inconfundível, técnica refinadíssima, presença de palco poderosa e um carisma irresistível. Transitava facilmente entre diversos gêneros musicais, como a MPB, a Bossa Nova, o Rock e o Soul. Foi o primeiro homem negro da TV nacional a apresentar um programa sozinho, o Show em Si...monal, na Record. Sua fama atingiu escala internacional. Chegou a dividir palco com Sarah Vaughan e teve músicas gravadas por gente como Steve Wonder. 

 

Mas o gostoso mesmo era a Pilantragem. 

 

O gênero musical, defendido por Carlos Imperial e pelo próprio cantor como um movimento cultural brasileiro, era uma mistura de diversos ritmos e que gerou algo totalmente original. Havia um espírito de exaltação da irreverência. O som arrastado, era um samba tocado num compasso 4/4 e contava com a malemolência de Simonal no comando. Era uma síntese do Brasil pintado por Roberto DaMatta em sua produção antropológica. O intelectual dialogou com outros grandes como Sérgio Buarque de Holanda e Émile Durkheim para tentar explicar características como o “jeitinho brasileiro” e o mau hábito do “você sabe com quem está falando?” A Pilantragem, como estilo artístico, tinha forte apelo comercial e pregava um ideário despreocupado e hedonista. Músicas como Nem vem que não tem e Carango são a cara deste gênero. É contagiante. Mexe com nosso lado mais malicioso e descontraído.

 

Não concordo com tudo que vinha acompanhado com a Pilantragem e nem com tudo o que DaMatta escreveu. Em especial, as reflexões presentes no livro Carnavais, malandros e heróis, de 1979. E nem tudo na vida se resume a ter um carango com roda de liga larga e beijar gatinhas em Copacabana. Mas, devo reconhecer, é delicioso ouvir Simonal. E sempre que ele, impecavelmente, canta os versos "ninguém sabe o duro que dei, pra ter fon-fon, trabalhei, trabalhei" não há quem consiga conter o sorriso largo e desavergonhado. E tá tudo bem. Tenha orgulho das suas conquistas. Só você sabe o tamanho das batalhas que teve que travar. 

 

Para você também abrir um sorriso reluzente. Escute Carango clicando AQUI.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Sobre Professor Juliano Levi aborda de tudo em textos semanais, leves e criativos.
Salvador - BA Atualizado às 15h25 - Fonte: ClimaTempo
28°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 29°

Qui 27°C 23°C
Sex 28°C 23°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 29°C 23°C
Seg 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias