Quarta, 27 de Outubro de 2021
27°

Nuvens esparsas

Salvador - BA

Colunas Tempestade de Ideias

A lenda que desperta e acalma

Legend é a trilha sonora da Tempestade de Ideias

07/10/2021 às 19h27
Por: Juliano Levi Fonte: Juliano Leví
Compartilhe:
Capa do álbum
Capa do álbum

Toda semana, logo que começo a digitar as primeiras palavras de cada coluna, estou escutando uma voz cantar pra mim: “i wanna love you, and treat you right...” É isso mesmo, amigos, minha trilha sonora criativa é o álbum Legend, de Bob Marley e The Wailers. O disco é uma coletânea com muitos dos maiores sucessos do artista e sua banda. Foi lançado em 1984 pela gravadora Tuff Gong/Island e tem duração total de 50 minutos e 24 segundos. A coluna de hoje tem um quê de metalinguagem. Quero que me acompanhem nesta viagem lírica e musical. 

 

Legend é o disco de reggae mais vendido da história.

 

É impressionante o quanto o título desta obra casa tão bem com o seu impacto global. São mais de doze discos de platina e um disco de ouro, em mais de dez países diferentes. Bob Marley tem platina na Nova Zelândia. Bob Marley tem platina na Finlândia. O rei do reggae é ouvido no mundo inteiro. E é amado por este que vos escreve. Eu tinha cerca de oito anos quando o escutei pela primeira vez. Meus pais colecionavam cds e um exemplar de Legend chegou até a nossa casa. A capa, lindona. Era (e ainda é) um dos sons mais limpos e harmoniosos que já tive a chance de experimentar. Mesmo criança e sem entender quase nada de inglês, eu não desgrudava dele. Eu até diria que escutei até enjoar. Mas isto não aconteceu. É, essencialmente, impossível para meu espírito se sentir farto daquelas músicas. Nunca entendi como um garoto de oito anos se apaixonou pela arte de Bob Marley. E talvez nem exista uma explicação exata. Há ali, algo universal, que ultrapassa barreiras linguísticas e culturais. 

 

Quase sempre cubro boa parte das faixas do cd enquanto escrevo. No parágrafo introdutório, estou em  Is this Love. Serve para amaciar meu coração e deixar minha mente limpa para a inspiração. No segundo parágrafo, argumento com o peito cheio de amor, por causa de No woman, no cry , Could you be loved e Three little birds. Conforme o texto vai se tornando mais denso, Bob desperta meu lado crítico mais agudo com Buffalo Soldier e Get up, Stand Up. Eu vou ao fim do texto e entrego tudo o que posso com os versos poderosíssimos e a voz inesquecível do cantor jamaicano em Redemption Song. Por vezes, deixo a tela do texto aberta, como se eu estivesse admirando minha obra, ao som de Satisfy my soul. É usual que eu fique ali, parado, apenas escutando o restante das músicas, bem feliz.

 

Não há gênio maior que Bob Marley no reggae. Ele é daqueles fenômenos que pairam imponentes sobre os outros mortais. Legend é a lenda que me acalma e desperta. Foi o responsável por despertar também meu interesse em aprender inglês. Eu precisava entender o que aquele cara dizia com tanta convicção e amor. É um conjunto de acordes e versos que move minha energia através das linhas do texto, semana após semana. Gosto quando Bob canta “emancipate yourselves from mental slavery. None but ourselves can free our minds.”  



Viaje comigo clicando AQUI.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Sobre Professor Juliano Levi aborda de tudo em textos semanais, leves e criativos.
Salvador - BA Atualizado às 16h27 - Fonte: ClimaTempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 29°

Qui 27°C 23°C
Sex 28°C 23°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 29°C 23°C
Seg 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias