Quarta, 27 de Outubro de 2021
27°

Nuvens esparsas

Salvador - BA

Colunas Tempestade de Ideias

Professor, pula quantas linhas ?

Uma homenagem aos meus colegas da realidade e da ficção

14/10/2021 às 19h01
Por: Juliano Levi Fonte: Juliano Leví
Compartilhe:
Escritores da liberdade © Paramount Pictures
Escritores da liberdade © Paramount Pictures

Tem que copiar as perguntas? Posso responder de caneta rosa? Precisa colocar o cabeçalho? Só quem leciona sabe as dores e as delícias da profissão. É de conhecimento geral uma série de problemas da nossa carreira, tanto no serviço público quanto na iniciativa privada. Com melhores salários e condições de trabalho, seríamos brilhantes. Não se iluda: é bem difícil ser professor no Brasil. Ainda mais nos tempos em que vivemos. Defender a ciência, a tolerância e a racionalidade são desafios contemporâneos. Mas persistimos.

 

Hoje quero falar de mestres inspiradores da ficção. 

 

Começando pelas damas, Katherine Watson, interpretada por Julia Roberts em O sorriso de Mona Lisa. O filme contém uma das cenas mais temidas na carreira de um professor: recém saída da faculdade, a entusiasmada Katherine encontra uma sala cheia de alunas com olhares gélidos, silêncio sepulcral e nenhuma disposição para interagir. A jovem professora supera a situação com bravura e sutileza, conquistando aos poucos o interesse e o coração de cada estudante. No quesito carisma, eu gostaria de citar o dedicado Plínio, da Escola Municipal João Carpinteiro, da nordestina Bacurau. Sintonizado com a tecnologia e preocupado com uma aprendizagem significativa dos seus pequeninos, o professor se desdobra numa aula que mistura História, Geografia e Ciências. A cena é curta, mas contagiante. 

 

Aprendizagem emocional é a área forte de John Keating, o romântico professor de literatura da Sociedade dos poetas mortos. Uma das grandes atuações do lendário Robin Williams. Os alunos de uma ortodoxa escola preparatória para garotos aprendem muito mais que métrica, estrofes e estilos. Eles desenvolvem a capacidade de expressar sentimentos, de dar um passo à frente e cultivar amizades sólidas. Carpe diem! Quando o assunto é destroçar o racismo com o martelo implacável da educação, o nome é Dr. Bob Sweeney, diretor de escola em A outra história americana. O talentoso Avery Brooks dá vida a um gestor escolar que cria uma disciplina nova no currículo de um adolescente para conscientizá-lo frente a ideias neonazistas. Inovador, corajoso e resoluto. 

 

Com uma trajetória real tão inacreditável que virou filme, Erin Gruwell, faz sorrir e chorar em Escritores da liberdade. Hilary Swank encarnou a jovem professora que topou o desafio de lecionar numa turma com um público marcado por graves problemas socioeconômicos. É o conto de fadas de todo mestre. Ela desenvolve projetos que possibilitam o crescimento dos estudantes em diversas dimensões pedagógicas. Aprende com eles, se adapta, desafia o sistema e triunfa com seus queridos alunos nas páginas de um livro, resultado final das suas jornadas. Um ciclo letivo para nunca se esquecer. 

 

Não é novidade que sou apaixonado por minha profissão. Venho de uma família de professores que compartilha desse sentimento. Talvez seja por essa razão que eu observo e sempre me lembro dos meus grandes colegas da ficção. Mas 15 de Outubro é o dia do professor real. Homenageie. Valorize. Nós não queremos que os alunos pulem linhas. Queremos que eles saltem os obstáculos, superem os limites para alcançar uma vida melhor. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Sobre Professor Juliano Levi aborda de tudo em textos semanais, leves e criativos.
Salvador - BA Atualizado às 16h48 - Fonte: ClimaTempo
27°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 29°

Qui 27°C 23°C
Sex 28°C 23°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 29°C 23°C
Seg 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias