Segunda, 06 de Dezembro de 2021
29°

Nuvens esparsas

Salvador - BA

Colunas Tempestade de Ideias

A fina arte de jogar de dois

Se você tem um amado player 2, sabe do que trataremos aqui.

21/10/2021 às 19h19
Por: Juliano Levi Fonte: Juliano Leví
Compartilhe:
Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time - Konami/Ubisoft
Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time - Konami/Ubisoft

Videogame é arte. Esta discussão é superada. Sendo assim, posso tranquilamente tratar desta linguagem nesta coluna. E talvez seja uma classe de arte ainda mais refinada o desenvolvimento de jogos que possibilitem a diversão com dois controles, o chamado “coop couch”. Algumas das minhas mais preciosas memórias afetivas só existem porque eu estava jogando com alguém do lado. Mas, infelizmente, este tipo de produto vem se tornando cada vez mais raro no mercado dos games. 

 

Como é legal jogar de dois! Quem viveu, sabe. 

 

A história dos jogos cooperativos mistura aspectos tecnológicos, econômicos, sociológicos e até demográficos. A minha infância foi marcada por consoles como o Super Nintendo, Mega Drive e até o Playstation 1. Estes aparelhos tinham pouca capacidade de processamento, gráficos limitados e nenhuma possibilidade de acesso à internet. A solução das fabricantes para incluir mais jogadores era fortalecer o desenvolvimento de jogos que permitissem a diversão de dois ou mais participantes. Os anos 80 e 90 são globalmente marcados pela consolidação de famílias nucleares com mais de um filho. Lembro de compartilhar a experiência saborosa de jogar Tartarugas Ninja, Power Rangers e Rock ‘n Roll Racing com meu irmão mais velho ou com amigos na TV da sala. A nossa casa vivia cheia de crianças. Formávamos filas e fazíamos revezamento nos controles para que todos curtissem. Era sempre uma farra. Imperava a inquestionável regra do “perdeu, passa o controle” 

 

Com o passar dos anos, a evolução das redes de internet e potencial dos videogames, sinto que um pouco disso foi se perdendo. A locadoras, os salões de fliperama e arcades deram lugar ao solitário jogo multiplayer via internet. Você está jogando com outras pessoas, mas não está na presença delas. É uma outra experiência de entretenimento. Na Europa, América do Norte e até no Brasil, é notável a diminuição nos índices de natalidade. Muitos casais optam pela família com filho único. O mercado dos games se adaptou lançando cada vez menos jogos que permitissem um segundo jogador presencial e mais foco nas plataformas de interação online. Com meu irmão mais novo e amigos mais próximos, nosso principal programa de diversão é jogar à dois. Tem sido difícil encontrar novos títulos que nos agradem e forneçam uma trajetória mais duradoura e desafiadora de jogo. Zerar um jogo assim é legal demais. A gente coopera, delibera e vibra junto. Cada chefão derrotado, ou cada fase que superamos é seguida de uma explosão de alegria, com high-fives e abraços efusivos. É um rito de fortalecimento dos laços. Lembro de ter zerado Diablo III, Senhor dos Anéis: guerra no norte e Splinter Cell: Blacklist várias vezes consecutivas e muito bem acompanhado. Isto porque não conseguimos encontrar alternativas à altura para comprar um jogo novo. E também porque sabíamos onde estava a diversão garantida


Tenho me esforçado bastante com meu irmão para encontrar jogos novos com esta característica. Fazemos pesquisas constantes na internet em busca de sugestões e avaliações de usuários e especialistas. É usual que eu leve o meu notebook para casa dele com o intuito de jogarmos League of Legends juntos. O jogo é totalmente online, mas é muito mais legal poder ver o sorriso de quem eu amo a cada lance que conseguimos protagonizar. Ei, desenvolvedoras, cheguem aqui: jogar de dois é bom demais! Criem mais jogos que possibilitem esta experiência tão feliz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Sobre Professor Juliano Levi aborda de tudo em textos semanais, leves e criativos.
Salvador - BA Atualizado às 09h18 - Fonte: ClimaTempo
29°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 30°

Ter 31°C 23°C
Qua 32°C 23°C
Qui 32°C 24°C
Sex 32°C 22°C
Sáb 33°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias