Segunda, 06 de Dezembro de 2021
27°

Poucas nuvens

Salvador - BA

Colunas Tempestade de Ideias

Música. Destino. Paixão

Letieres Leite. Singular. Inesgotável.

28/10/2021 às 20h28
Por: Juliano Levi Fonte: Juliano Leví
Compartilhe:
Letieres Leite - (Foto: Clara Correa | Divulgação).
Letieres Leite - (Foto: Clara Correa | Divulgação).

Gosto de pensar que alguns textos se impõem a mim. São epifanias em que sou canal para algo sublime. A coluna de hoje é assim. Até às 18:59 eu tinha um texto pronto na cabeça, sobre um tema completamente diferente do que vou colocar aqui. Uma grande amiga me fez uma indicação e o destino se encarregou de trazer os parágrafos que seguem. Ontem o grandioso Letieres Leite nos deixou. Hoje assisti o início da história de um garoto simples apaixonado por música clássica.

 

Não tinha como escrever sobre algo diferente. 

 

A obra que me foi indicada é Forest of Piano, um original da Netflix. Conta a história de Kai Ichinose, um menino hiperativo que encontra um piano numa floresta e aprende a tocar sozinho grandes peças da música erudita internacional. Ichinose é filho de uma prostituta e mora no subúrbio. Ele tem um talento musical inigualável e é capaz de memorizar músicas inteiras sem nenhuma dificuldade. Um autodidata que impressiona a todos e adora aprender a tocar Mozart, Chopin e Beethoven. Além de cenas com visuais impressionantes, a série fascina pela qualidade dos sons. Cada nota, cada dedilhado no pomposo piano de cauda alcança nossos ouvidos com altíssima fidelidade. É uma verdadeira homenagem à arte musical. Quando o garoto fecha os olhos para absorver a beleza harmoniosa de uma sinfonia, dá vontade de fazer o mesmo e experimentar as suas sensações. 

 

Letieres Leite nasceu em Salvador. Membro de uma família com oito irmãos. Autodidata, negro, descobriu sua vocação musical através de instrumentos de sopro, aos dezenove anos. Daí em diante, desenvolveu seu talento pelo Brasil e pelo mundo, sempre buscando integrar aspectos da música de orquestra com a sonoridade característica das suas origens. Consagrou-se como um dos maiores nomes da música brasileira e fundou a Orkestra Rumpillezz, uma inovação sui generis, que combina elementos de diversos gêneros musicais e dá ênfase em instrumentos de sopro e percussão afrodescendente. Um gênio. Um inventor em sua expressão mais pura. Você escuta Letieres tocando e regendo a Orkestra Rumpillezz e tem a certeza de nunca existiu e nem existirá nada igual na história. Amável e gentil, o artista soteropolitano deixou um legado de valor inestimável para a baianidade. 


Viu como tem conexões inesperadas? Tenho a sensação até de que este texto nem é tão meu. Talvez seja a vontade de abraçar todos aqueles que sentem saudade de Letieres Leite e amam tudo o que ele representa para nosso povo. Talvez seja um elemento do destino se impondo para que esta humilde homenagem seja realizada. Há algo de inesgotável naquilo que é singular. Essa foi a marca deste maestro fantástico. Pedi licença a Bob Marley e hoje escrevi ao som de Letieres Leite e Orkestra Rumpillezz. Música. Destino. Paixão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Sobre Professor Juliano Levi aborda de tudo em textos semanais, leves e criativos.
Salvador - BA Atualizado às 07h33 - Fonte: ClimaTempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 30°

Ter 31°C 23°C
Qua 32°C 23°C
Qui 32°C 24°C
Sex 32°C 22°C
Sáb 33°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias