Segunda, 17 de Janeiro de 2022
30°

Nuvens esparsas

Salvador - BA

Colunas Tempestade de Ideias

O tabu e o veto

O documentário Absorvendo o tabu nos faz acreditar num mundo melhor

02/12/2021 às 20h05 Atualizada em 02/12/2021 às 20h09
Por: Juliano Levi Fonte: Juliano Leví
Compartilhe:
Absorvendo o tabu - Netflix/Divulgação
Absorvendo o tabu - Netflix/Divulgação

“Eu não acredito que um filme sobre menstruação acabou de ganhar um Oscar!"

Assim falou Rayka Zehtabchi, diretora do documentário Period. End of sentence (traduzido no Brasil para Absorvendo o tabu). O discurso emocionado dela me levou às lágrimas também. A produção venceu o Oscar de 2019 na categoria Melhor Documentário de Curta Metragem. E não dá nem para se recusar a ver, pois são só 26 minutinhos de filme. Tá na Netflix.

 

Minutos que contam histórias e transportam um caminhão de símbolos e significados.

 

O foco da produção é a trajetória de mulheres de um povoado do interior da Índia que, através de um projeto (Pad Project) realizado por estudantes norte-americanos, ganha acesso a uma máquina de fabricação de absorventes inventada por um indiano. As conversas giram em torno da menstruação e das dificuldades das mulheres indianas para alcançar o mínimo de dignidade menstrual. A desigualdade social, os tabus impostos por uma sociedade machista e ausência de informação são obstáculos pesados na caminhada das moças que são acompanhadas pelas câmeras em suas jornadas. Vergonha é um sentimento quase onipresente ao longo da produção. Ela está estampada nos rostos das tímidas adolescentes que não se sentem à vontade para falar do assunto em salas de aula. É notável também em nossos corações, quando as documentaristas colhem depoimentos de homens que demonstram total ignorância sobre o assunto.

 

Mas esta não é uma história integralmente dolorosa. Ao longo das cenas, é possível perceber o impacto que o trabalho na produção de absorventes tem na vida das indianas. Empoderamento e geração de renda passam a ser o fio condutor da narrativa. E, aos poucos, vamos encontrando sorrisos e sonhos que são muito maiores que qualquer tabu. Nós somos carregados pelas expectativas e trabalho duro de cada uma das protagonistas em busca de uma vida melhor. A menstruação, que é natural, necessária e deve ser saudável, é um tema que vai sendo abordado através de diversas perspectivas, como a religiosa, a econômica e a educacional. Porque na verdade, quando uma mulher sangra, estas dimensões não se separam. E aquilo que deveria ser encarado como uma característica simples, acaba, por pressões daqueles que não sangram, se tornando um cavalo de batalha. Aqui no Brasil, o presidente vetou a distribuição de absorventes para estudantes carentes da educação básica, mulheres em situação de vulnerabilidade social e presidiárias, do projeto de lei 14.214/21 que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. (Será que receberei mensagens com chiliques reacionários de novo essa semana?)

 

Desde Lixo extraordinário e Blue jasmine, tenho buscado dar mais atenção à categoria de documentários do Oscar. Talvez seja a seção mais progressista da academia, provavelmente por sua natureza intrínseca de crítica social e retrato dos fatos. A arte de contar as histórias do mundo real também encanta e contagia. Ao fim dos 26 minutos de Period. End of sentence. você provavelmente sairá com a mesma expressão esperançosa das moças do filme. Basta que a oportunidade surja e elas demonstram o quão poderosas elas podem ser. O mundo pode ser melhor. O mundo pode ser mulher. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Sobre Professor Juliano Levi aborda de tudo em textos semanais, leves e criativos.
Salvador - BA Atualizado às 16h45 - Fonte: ClimaTempo
30°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 30°

Ter 30°C 24°C
Qua 31°C 23°C
Qui 32°C 24°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 30°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias