Terça, 24 de Maio de 2022
23°

Chuva fraca

Salvador - BA

Colunas Tempestade de Ideias

Modernizar o passado é uma (r)evolução musical

Chico Science deixou um legado e herdeiros artísticos

09/12/2021 às 19h42 Atualizada em 09/12/2021 às 19h49
Por: Juliano Levi Fonte: Juliano Leví
Compartilhe:
 Chico Science & Nação Zumbi : da lama ao Caos - Sony Music
Chico Science & Nação Zumbi : da lama ao Caos - Sony Music

Estive na praia esses dias e, conforme mandava o senhor Francisco de Assis França, mundialmente conhecido como Chico Science, tomei uma cerveja antes do almoço e me vi pensando melhor. Não só pensei, como fui imediatamente transportado em ideias para as areias de Recife e o cenário cultural efervescente que deu origem ao Mangue beat nos anos 90. É impossível olhar o mundo com algum senso crítico sem recorrer à sabedoria caótica de Chico Science e da Nação Zumbi. 

 

Dois CDs, um manifesto, uma revolução e uma morte prematura. 

 

O artista faleceu aos trinta anos, num acidente de carro em 1997. É difícil avaliar o impacto que este pernambucano nascido em Olinda teve na música nacional. Basta escutar o som dele uma vez para atestar sua criatividade e veia inovadora. Chico Science misturou elementos sonoros do Maracatu, Hip-hop, Metal e música eletrônica para integrar um gênero e movimento cultural que entrou para a história como o Mangue beat. E eu, que sou amante confesso dessas sinapses improváveis, não pude deixar de me curvar ao estilo carregado de críticas sociais ácidas, marcado pelos tambores pesados e solos de guitarra elétrica. A qualidade é simplesmente incrível. À época, Gilberto Gil, em entrevista à Interview Magazine, chegou a declarar que Chico Science e Nação Zumbi eram “o que surgiu de mais importante na música brasileira nos últimos vinte anos”. Imortais falam, os mortais respeitam. 

 

A conexão entre o local e o global, que incluía desigualdade, caranguejos e tecnologia cibernética como temáticas, me remetem à Milton Santos e seu livro Por uma outra globalização. O incomparável geógrafo baiano, vencedor do Prêmio Vautrin Lud em 1994, expõe, nesta obra, as características mais frias e perversas do processo da globalização. Mas não é só um texto de exposição, há, ali, uma profunda esperança na capacidade dos excluídos criarem movimentos de resistência à tentativa do grande capital de tornar toda cultura homogênea e pasteurizada. Vejo Chico Science como um campeão vanguardista nesta resistência. Tão marcante que deixou herdeiros musicais. Quando hoje escuto Baiana System, Psirico, ÀTTØØXXÁ, Cordel do Fogo Encantado, Filipe Lorenzo, Luedji Luna e Maya, consigo perceber as sementes plantadas no álbum Da lama ao caos, lançado no mesmo ano em que Milton Santos foi internacionalmente laureado. 

 

O Mangue beat gerou filhos. Artistas socialmente engajados, corajosos e desapegados de rótulos. Eles prosseguem misturando sonoridades e desafiando estigmas para criar sons cada vez mais poderosos e singulares. Música com uma mensagem de emancipação. Música para entreter e despertar. Como disse Chico Science em “Monólogo ao pé do ouvido” :

 

São demônios, os que destroem o poder bravio da humanidade

Viva Zapata!

Viva Sandino!

Viva Zumbi!

Antônio Conselheiro!

Todos os panteras negras!

Lampião, sua imagem e semelhança

Eu tenho certeza, eles também cantaram um dia.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Sobre Historiador, Jornalista e professor das redes pública municipal e estadual de ensino. Especialista em História da Arte e Gestão Escolar. Tem estudos na área de Educação Patrimonial e presta consultoria de projetos para a FENASDETRAN.
Salvador - BA Atualizado às 03h15 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuva fraca

Mín. 23° Máx. 30°

Qua 29°C 24°C
Qui 28°C 24°C
Sex 29°C 23°C
Sáb 27°C 23°C
Dom 28°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias