Segunda, 06 de Dezembro de 2021
27°

Poucas nuvens

Salvador - BA

Entretenimento Novas Avenidas

Afrocidade lança EP nesta sexta-feira (15)

Vocalista conta que o EP é uma espécie de "resumão" da trajetória de dez anos do grupo.

13/01/2021 às 15h25
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Afrocidade lança EP nesta sexta-feira (15)

Intitulado de ‘’Afrocidade na Pista’’, o grupo lança na próxima sexta-feira (15) o novo EP. O anúncio foi feito na última terça-feira (12), nas redes sociais. Os famosos encontros ao vivo do Afrocidade deram uma pausa por conta da pandemia, mas o grupo percussivo encontrou uma forma de não deixar essa chama se apagar.

O grupo apresenta um som que bebe em influências africanas cada vez mais fortes. A ideia é fugir da já conhecida "música preta norte-americana" que "foi maravilhosa na década de 1990, mas a indústria monopolizou", explica o vocalista do Afrocidade. Artistas de Cabo Verde, Costa do Marfim, Nigéria e Angola passaram a fazer parte do repertório do grupo. O resultado pode ser visto no EP, mas com muito mais força no disco que está por vir.

Uma música inédita, uma releitura e duas velhas conhecidas dos shows compõem o trabalho que tem produção musical de Mahal Pita. "Na pista, que é nosso quilombo, o corpo é comunicação e instrumento desse movimento. A gente está vivendo em momentos pandêmicos e os meios de comunicação se tornaram a pista. As lives são as nossas novas avenidas. Ao materializar nossa arte com esses meios, a gente não deixa de se comunicar", explica o vocalista MCDO.

Também compositor do Afrocidade, MCDO conta que o EP é uma espécie de "resumão" da trajetória de dez anos do grupo. Ao mesmo tempo, é uma sinopse do que o público vai encontrar em seu primeiro álbum que será lançado pelo edital Natura Musical. Ainda sem data, o trabalho reunirá músicas inéditas gravadas durante uma temporada de um mês em uma casa no Rio Vermelho.

Enquanto o trabalho não chega, o público pode desfrutar do EP que passeia por referências percussivas que vão de Timbalada a Fela Kuti. Estão lá os hits Que Swing É Esse, Te Liguei e Eu Vou no Gueto, que passam a ter nova roupagem. Esta última, por exemplo, ganha uma harmonia inspirada no trabalho do grupo de pagode Fantasmão. "Acabamos vendo que era isso que faltava pra música", comenta o vocalista. A inédita Tô Pra Onda completa o EP.

Para os que estão com saudade dos shows, o representante do grupo avisa que não se deve deixar de ter fé. "A gente está vivendo um momento difícil de pandemia, momento de transformação individual e coletiva do ser humano, um processo social para olhar pra o outro e se unir. A gente está com nosso público, com nossa periferia", avisa.

Os obstáculos estão aí não para paralisar, mas para inspirar novas saídas acredita o vocalista."A dificuldade sempre veio pro povo preto da perfieria e a gente sempre aflorou nossa criatividade. A gente está usando nossa criatividade pra isso. A guerra continua. Mas lançando esse EP no início do ano é uma inspiração para renovar as forças", explica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador - BA Atualizado às 07h53 - Fonte: ClimaTempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 30°

Ter 31°C 23°C
Qua 32°C 23°C
Qui 32°C 24°C
Sex 32°C 22°C
Sáb 33°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias