Terça, 24 de Maio de 2022
23°

Chuva fraca

Salvador - BA

Geral Ceará

Alunos de robótica no Complexo Mais Infância descobrem caminhos para as profissões do futuro

Com os olhos voltados para o futuro, Ícaro Régis, de 14 anos, já tem em mente os passos para sua trajetória profissional. “É na robótica e nas área...

28/02/2022 às 15h55
Por: Redação Fonte: Secom Ceará
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Com os olhos voltados para o futuro, Ícaro Régis, de 14 anos, já tem em mente os passos para sua trajetória profissional. “É na robótica e nas áreas de tecnologia que está o novo mundo”, como ele mesmo define. Ícaro é um dos alunos que integram as quatro turmas de Robótica do Complexo Mais Infância Padre Gaetan Minette Tillesse (padre Caetano), localizado no bairro Cristo Redentor. “Eu não tinha um conhecimento prévio de robótica, mas bati o olho e gostei muito”, afirma.

Na última semana de curso, ele avaliou a formação. “Foi ótimo, do começo ao fim. Ao longo das semanas eu fui me conectando, entendendo e realmente me identifiquei com a área. Eu acho que é um novo mundo, e já estamos caminhando para isso. Daqui para frente a tecnologia vai estar incluída em mais lugares e mais cursos, e é bom estarmos preparados para saber desses temas e participar, criar, transformar”, pondera.

Com aulas dinâmicas, o curso de Robótica possibilita a montagem de robôs, além de introduzir conhecimentos de eletrônica, mecânica e linguagem de programação. A formação tem duração de 60 horas/aulas, onde os alunos ajustam esses conhecimentos e resolvem situações-problemas do cotidiano, através de máquinas. Além disso, junto com a linguagem de programação, eles desenvolvem a lógica e contextualizam disciplinas como ciência, matemática e artes.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“O curso foi pensado na perspectiva de oferecer inclusão digital e ampliar a oferta do acesso a esse conhecimento para crianças e adolescentes. Nós vemos que a tecnologia já faz parte do seu cotidiano, mas é preciso equiparar as oportunidades para crianças mais vulneráveis, da comunidade e da escola pública, com relação às crianças que têm mais acesso e mais facilidade por uma condição socioeconômica”, destaca a coordenadora de Inclusão Social da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Rebecca Cortez. “Atualmente atendemos crianças de 12 e 14 anos, mas a expectativa é ampliar essa faixa etária, com alunos a partir dos 9 anos de idade”, completa.

“Os Complexos Mais Infância são fruto do compromisso da primeira-dama Onélia Santana com o desenvolvimento infantil. Tenho certeza que esses espaços terão um resultado, a médio prazo, no crescimento das comunidades”, pontua a titular da SPS, Socorro França.

Bergson Amaral, professor de robótica na unidade, explica que muitos alunos nunca tiveram contato com a área, e o curso funciona como um primeiro passo. “A ideia é inserir a sementinha do conhecimento sobre o tema, para que eles possam conhecer esse mundo e, possivelmente, procurar se especializar e encontrar outras áreas relacionadas”, conta. “Após a conclusão do curso, eles já têm uma base para fazer protótipos, criar ideias e poder aperfeiçoar a utilização das máquinas no seu dia a dia”, finaliza.

Meninas na tecnologia

A participação das mulheres nas ciências têm crescido nas últimas décadas, representando mais de 40% dos pesquisadores brasileiros, segundo a plataforma Lattes. Na área tecnológica, dominada majoritariamente por homens, elas também vêm ocupando espaço, muitas vezes começando logo cedo. É o caso de Rayssa Moura (12), que dentre os diversos cursos oferecidos pelo equipamento, achou o de Robótica mais interessante. Ela conta que, no futuro, pretende se tornar advogada, mas não enxerga a formação em Robótica como algo divergente, e sim como um passo para seu objetivo.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

“Acho que o curso de Robótica vai ajudar, porque a tecnologia hoje está em quase todos os momentos da vida. É importante para agora e para o futuro, porque a gente vai evoluindo”, explica. Entre os alunos, ela também observa feliz a participação feminina na sala. “Eu vejo uma expectativa das meninas entrarem mais nesses cursos de tecnologia, é importante ter a presença de mais meninas, na Robótica e em outros cursos da área”.

O complexo é um espaço não só de aprendizado, mas de trocas, vivências e novas amizades. É o que afirma o estudante Francisco Riquelme (15). Para ele, essa também é a primeira experiência, de muitas outras que pretende ter na área de tecnologia. “O que eu mais gostei no curso foi de programar”, relata. Próximo ao final da formação, ele já tem em mente qual o próximo passo: quer seguir no curso de computação, também oferecido na unidade.

Turmas

As aulas da nova turma de Robótica no Complexo Social Mais Infância Padre Gaetan Minette Tillesse tiveram início no dia 21 de fevereiro e seguem até meados de abril. No total, 75 crianças, entre 9 e 14 anos de idade, estão recebendo a formação.

Sobre o Complexo

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Inaugurado no dia 5 de novembro de 2021, o Complexo Social do Cristo Redentor é um espaço de oportunidades e lazer para famílias da comunidade e de bairros vizinhos. Pensado para ser um equipamento intergeracional, o Complexo oferece cursos para crianças, adolescentes e adultos de diversas idades. Além de atividades esportivas, culturais e de lazer, a unidade conta, também, com cursos profissionalizantes nas áreas de gastronomia, beleza e turismo. A ideia é gerar oportunidades e fortalecer os vínculos entre elas e a comunidade em que estão inseridas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador - BA Atualizado às 02h34 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuva fraca

Mín. 23° Máx. 30°

Qua 29°C 24°C
Qui 28°C 24°C
Sex 29°C 23°C
Sáb 27°C 23°C
Dom 28°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias