Por meio da Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz (COMPAZ), braço da Vice-Governadoria do Ceará, o município de Acaraú ganhou, nesta segunda-feira (28), 58 novos facilitadores após a realização de curso com certificação nas temáticas e práticas de paz. Os educadores, no processo de aprendizagem, também realizaram mais de 500 Círculos de Construção Paz, um recorde no estado. A solenidade, que aconteceu via internet, contou com a presença da vice-governadora Izolda Cela.
Izolda Cela reiterou o compromisso da Vice-Governadoria com os cursos, as ações e as práticas desenvolvidas pela COMPAZ. “Nós, dentro dessa visão de prevenção, no espaço que nos cabe de articulação, estamos no apoio e caminhando ao lado da justiça restaurativa, junto das escolas, dos círculos, com todo esse comprometimento para favorecer um bom ambiente para o desenvolvimento e a ampliação dessas práticas”, apontou.
Cristiane Holanda, gestora da COMPAZ, ressaltou que o trabalho é feito por meio de diversas pessoas e visa o longo prazo. “O desejo constante, o foco, nos ajuda a alcançar os nossos objetivos. É um plantio diário. É um trabalho fundamental para que a paz seja alcançada no Ceará, que é o que buscamos de forma primordial”, disse.
Também estiveram presentes o titular da Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação 3 (Crede), Paulo Sérgio Fontenele, funcionários da rede educacional dos municípios de Marco e Bela Cruz, além de entusiastas da área e demais autoridades.
A Vice-Governadoria, por meio de diversas ações, promove a criação e a manutenção de uma cultura de paz no Ceará como mecanismo de prevenção e de educação. De 2016 até 2022, um total de 43 cursos de Justiça Restaurativa e Círculos de Paz já foram oferecidos. Somente no estado, mais de 700 facilitadores foram formados, com o número de Círculos de Paz realizados ultrapassando a casa dos 5 mil.
“Seguimos em busca da implementação de uma cultura de paz no Ceará, algo muito importante para nós. São números expressivos para que possamos conseguir esse objetivo”, completou Cristiane Holanda.
Mín. 23° Máx. 30°