Terça, 24 de Maio de 2022
23°

Chuva fraca

Salvador - BA

Colunas Tempestade de Ideias

Andy Warhol, Neymar e NFTs

Uma reflexão sobre originalidade e indústria cultural

24/03/2022 às 21h21 Atualizada em 24/03/2022 às 21h29
Por: Juliano Levi Fonte: Juliano Leví
Compartilhe:
Vários Bored Apes © Bored Apes Yatch Club
Vários Bored Apes © Bored Apes Yatch Club

Primeiro de tudo: que diabos é um NFT? A sigla pode ser traduzida livremente como Token Não-fungível. O NFT é uma espécie de código de verificação que confere originalidade para um item digital. Através deste código, é possível garantir que aquela imagem, vídeo, ou música, é a original. Isto cria a possibilidade de negociar objetos digitais sem correr o risco de falsificações. Recentemente, Neymar adquiriu duas imagens certificadas da coleção Bored Apes Yatch Club por mais de 6 milhões de reais.

 

Complicado, né? Vamos refletir sobre isso. Confia.

 

Os macacos entediados que Neymar adquiriu tem com eles um sistema que garante que aquelas são as originais. Como este sistema é seguro e internacionalmente reconhecido, ele está sendo utilizado para validar negociações de peças de arte digital. Qualquer pessoa pode printar a tela ou baixar uma cópia da imagem, mas apenas o possuidor  do NFT tem meios para assegurar a sua originalidade. É uma forma de conferir singularidade para um material que é facilmente reprodutível. E o mercado de arte tem proporcionado operações milionárias envolvendo este tipo de objeto nos últimos meses. 

 

Walter Benjamin deve estar gargalhando no além-vida. O filósofo alemão discutiu o papel da arte na sociedade e os dilemas provocados pela facilidade de reproduzir os ícones. Por exemplo, qualquer livro de escola pode conter uma imagem da Mona Lisa, de Da Vinci. Milhões de pessoas no mundo terão contato com esta obra sem nunca terem visitado o Louvre. Até que ponto viajar até a França para encarar o quadro se tornou realmente necessário? Como negociar um objeto que pode ser facilmente encontrado como uma xerox na frente das galerias de arte? O mundo da arte se apegou ao valor abstrato da obra original e o papel dos peritos se tornou fundamental. 

Marylins - Andy Warhol (1964)
Marylins - Andy Warhol (1964)

 

É interessante que Andy Warhol percorreu um caminho quase inverso. O pintor norte americano é um dos maiores do século XX e se notabilizou por trabalhar grandes símbolos da indústria cultural em suas obras. A sacada estava justamente em construir valor artístico único em torno de objetos e personalidades que já tinham sido totalmente absorvidos pela indústria cultural e consumidos em massa. Uma crítica ao processo de massificação que tanto foi considerado uma ameaça ao universo artístico. A poderosa série de quadros Marylins levanta o debate em torno de quantas vezes a imagem de uma pessoa precisa ser reproduzida até que ela mesma se torne um produto. 

 

Milionários têm se aproveitado dos NFTs para criar um mercado inflacionado artificialmente. Quase um clube de riquinhos que se deleitam ao exibir seus brinquedos caros. Em última instância, poucas delas tem valor artístico a ponto de serem penduradas numa parede e admiradas. Não passam de desenhos, no máximo bons, de macacos entediados. A reflexão final fica em torno do que realmente a sociedade contemporânea valoriza.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Sobre Historiador, Jornalista e professor das redes pública municipal e estadual de ensino. Especialista em História da Arte e Gestão Escolar. Tem estudos na área de Educação Patrimonial e presta consultoria de projetos para a FENASDETRAN.
Salvador - BA Atualizado às 02h34 - Fonte: ClimaTempo
23°
Chuva fraca

Mín. 23° Máx. 30°

Qua 29°C 24°C
Qui 28°C 24°C
Sex 29°C 23°C
Sáb 27°C 23°C
Dom 28°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias