Terça, 24 de Maio de 2022
24°

Pancada de chuva

Salvador - BA

Colunas Tempestade de Ideias

Impecável, necessário e extasiante

Medida Provisória é um filme que desafia adjetivos

14/04/2022 às 21h35 Atualizada em 05/05/2022 às 17h34
Por: Juliano Levi Fonte: Juliano Leví
Compartilhe:
Medida Provisória - poster de divulgação
Medida Provisória - poster de divulgação

Primeiramente: que filme! Até senti dificuldades reais de encaixar esta obra na minha amplitude vernacular. Medida Provisória é um filme inspirado na obra “Namíbia, não!” de Aldri Anunciação. A história gira em torno de um governo autoritário no Brasil que ordena que todos os afrodescendentes do Brasil sejam enviados para a África. A peça de teatro já tinha sido magistralmente dirigida por Lázaro Ramos e a adaptação para as telonas também ficou nas suas mãos, justamente na sua estreia como diretor de cinema. 

 

E Lázaro Ramos já é um diretor gigantesco.

 

Que aula de direção. 94 minutos que passam diante dos olhos com uma agilidade impressionante. Lázaro apresenta cenas com uma carga simbólica enorme sem que uma palavra seja dita. Nada deve aos grandes nomes da indústria cinematográfica mundial. Os enquadramentos, muitas vezes, se encarregam de contar a história. Os cortes rápidos e os super closes potencializam o talento dos atores e nos permitem enxergar detalhes que passariam despercebidos em outras situações. Tem um quê de Spike Lee, com uma identidade que se impõe desde os primeiros minutos. É muito difícil acreditar que esta é a primeira vez de Lázaro dirigindo cinema. Este homem tem o dom, tem uma mensagem. 

 

Seu Jorge, Adriana Esteves e Alfred Enoch no topo da forma como atores. E Taís Araújo deixa explodir na tela uma das grandes (senão a maior) atuação da sua carreira. A trilha sonora merece que você adquira a playlist e não pare de escutar. Os olhos enchem de lágrimas com a voz inigualável de Elza Soares. Emicida está presente em som e atuação. Toda a parte técnica do filme está impecável. O cinema brasileiro respira, vive, resiste e é poderoso. 

 

O medo é que um dia a gente acorde com aquele Brasil do filme no mundo real. Há quem considere que as manifestações racistas no país têm aumentado nos últimos anos. Há quem defenda que elas apenas se tornaram mais evidentes. O certo é que Medida Provisória mostra uma história em que o povo negro pareceu ter descansado. Foram despertados por uma anti diáspora, tão violenta quanto sua oposta histórica. Existe na trama uma forte intenção de vaticínio. Não podemos descansar. Não podemos esquecer quem somos, ou aquela história do filme poderá se materializar. A desigualdade racial no Brasil é profunda e se mistura em todos os espaços do nosso cotidiano. Já houve uma tentativa de embranquecimento da nossa população, inclusive através de esforços do governo, nas décadas finais do século XIX e início do XX. O incentivo a imigração europeia foi a forma encontrada para tentar fazer o apagamento do povo negro também no nível demográfico. A história ensina lições. 

 

Se a medida provisória nº 1888 (uma inteligente sutileza) fosse colocada em vigor no Brasil, eu, meu pai, meu irmão, minha companheira e muitos que amo seriam cruelmente exilados para países africanos. Mas nós somos brasileiros. Assim como os personagens do filme, eu sei que este é meu país e o amo. Sou apaixonado por nossa história, cultura e possivelmente sou o maior torcedor da seleção brasileira que você conhecerá (o Hexa vem!). A camisa verde e amarela é minha também. E você? Como se vê? Branco, descendente de europeus ou mais um dos que seriam devolvidos para o continente africano? Veja o filme. Ele lhe apresentará respostas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Sobre Historiador, Jornalista e professor das redes pública municipal e estadual de ensino. Especialista em História da Arte e Gestão Escolar. Tem estudos na área de Educação Patrimonial e presta consultoria de projetos para a FENASDETRAN.
Salvador - BA Atualizado às 03h35 - Fonte: ClimaTempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 30°

Qua 29°C 24°C
Qui 28°C 24°C
Sex 29°C 23°C
Sáb 27°C 23°C
Dom 28°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias