Terça, 24 de Maio de 2022
24°

Muitas nuvens

Salvador - BA

Colunas Tempestade de Ideias

Um fuscão no juízo final

A democracia brasileira não pode mais ser abusada.

12/05/2022 às 17h41
Por: Juliano Levi Fonte: Juliano Leví
Compartilhe:
Luiz Gonzaga Jr. (Capa) EMI/Odeon,1973
Luiz Gonzaga Jr. (Capa) EMI/Odeon,1973

“Você deve notar que não tem mais tutu e dizer que não está preocupado. Você deve lutar pela xepa da feira e dizer que está recompensado. Você deve estampar sempre um ar de alegria e dizer: tudo tem melhorado. Você deve rezar pelo bem do patrão e esquecer que está desempregado” 

 

1973. Gonzaguinha lançou a música Comportamento geral em plena Ditadura Militar. Os versos ácidos da canção condenam a submissão cínica que foi imposta à população brasileira. Um regime que premiou o bom comportamento dos cidadãos com negação de direitos e ampliação da desigualdade social. Em 2022, a letra se revela hediondamente atual, enquanto os pilares da democracia brasileira são ameaçados e corroídos. 

 

A democracia republicana no Brasil é uma jovem que já sofreu abusos e foi maculada algumas vezes na sua história. 

 

Já na sua criação, a República brasileira foi proclamada por militares. Teve como esteio político uma elite escravagista que sonhava com o embranquecimento do nosso povo. O primeiro documento oficial deste período foi o Código Penal de 1890, que continha severos mecanismos de criminalização e encarceramento dos negros. A Constituição de 1891 inaugurou a democracia representativa presidencialista. Mas, se você fosse mulher, analfabeto, menor de 21 anos, mendigo ou militar de baixa patente, estaria proibido de votar. Passava bem longe do sufrágio universal. 

 

Esta democracia desequilibrada foi mandada ao espaço por Getúlio Vargas, no Golpe de 1930 (Em alguns livros didáticos ainda chamam de Revolução). O período varguista durou 15 anos. Nesta época tivemos censura, perseguição política, tortura e partidos políticos foram colocados na ilegalidade. Entre uma correspondência e outra com Hitler, Vargas criou uma vasta legislação trabalhista e empresas estatais, como a Petrobrás, que o consolidaram como “o pai dos pobres”.

 

Nossa democracia viveu de forma cambaleante a partir de 1945, renúncia de Vargas. Dezenove anos depois, em 31 de Março de 1964, mais um golpe (esse, ao menos os livros não se atrevem a chamar de Revolução). Mais censura, mais perseguição política, mais tortura. Menos direitos políticos e menos justiça social. Outro período triste e vergonhoso da nossa história. 24 anos. Gonzaguinha previa, em Comportamento geral, que os mais passivos diante do autoritarismo seriam recompensados no juízo final com um fuscão e um diploma de bem-comportado. 

 

A democracia brasileira é uma mulher que sofreu demais e nos últimos trinta anos vem se fortalecendo. Os versos de Gonzaguinha lançam uma sombra de temor sobre os nossos tempos porque a ameaça é real. E ela vem de um líder que foi colocado no poder através de eleições, mas não quer ser retirado por elas. Não podemos permitir que levantem a mão contra a democracia mais uma vez. O nosso sistema eleitoral é seguro, transparente e exemplar. O voto é secreto, mas, desde já, posso revelar: em Outubro, mais do que tudo, votarei pelo direito de permanecer votando. Votarei em quem defende a democracia.  




Você pode escutar Comportamento geral clicando AQUI. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Tempestade de Ideias - Juliano Levi
Sobre Historiador, Jornalista e professor das redes pública municipal e estadual de ensino. Especialista em História da Arte e Gestão Escolar. Tem estudos na área de Educação Patrimonial e presta consultoria de projetos para a FENASDETRAN.
Salvador - BA Atualizado às 01h53 - Fonte: ClimaTempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

Qua 29°C 24°C
Qui 28°C 24°C
Sex 29°C 23°C
Sáb 27°C 23°C
Dom 28°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias