Terça, 24 de Maio de 2022
24°

Pancada de chuva

Salvador - BA

Política Eleições 2022

Ipespe: Lula tem 44% no primeiro turno e venceria qualquer adversário no segundo

Resultados da pesquisa divulgada nesta sexta-feira reforçam a estabilidade nos cenários monitorados pelo instituto

14/05/2022 às 08h12 Atualizada em 14/05/2022 às 09h35
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação / NYT
Foto: Divulgação / NYT

O ex-presidente Lula (PT) segue consolidado na liderança da corrida eleitoral, segundo a nova pesquisa do instituto Ipespe, divulgada nesta sexta-feira 13. De acordo com o levantamento, o petista tem 44% de intenções de voto no primeiro turno, superando Jair Bolsonaro (PL) que tem 32%, uma diferença de 12 pontos percentuais.

A pesquisa traz ainda Ciro Gomes (PDT) em terceiro lugar com 8%. Em seguida, tecnicamente empatados, aparece João Doria (PSDB), com 3%, André Janones (Avante), com 2%, e Simone Tebet (MDB), com 1%. Nenhum outro candidato pontua.

 

 

Quando comparado com o último levantamento realizado pelo instituto, os resultados desta sexta-feira reforçam a estabilidade de desempenho dos pré-candidatos. Bolsonaro foi o único que oscilou positivamente, registrando um ponto percentual a mais do que tinha no início do mês. Felipe D’avila (Novo), por sua vez, perdeu seu único ponto. As variações estão dentro da margem de erro.

Nos cenários de segundo turno, Lula também aparece com larga vantagem, vencendo qualquer candidato em uma eventual disputa. Contra Bolsonaro, o ex-presidente teria 54%, enquanto o ex-capitão marcaria apenas 35%. Já em uma eventual disputa com Ciro, Lula venceria por 52% a 25%. Caso Dória consiga chegar no segundo turno, o petista abriria ainda mais vantagem, vencendo a disputa por 55% a 20%.

Bolsonaro, por sua vez, venceria Doria por uma margem apertada, de apenas 2 pontos percentuais (40% a 38%). Se a disputa fosse contra Ciro, no entanto, seria derrotado por 3 pontos de diferença (43% a 40%)

 

 

Pesquisa espontânea 

Além dos cenários monitorados pelo levantamento, o instituto ainda mediu as intenções de voto de forma espontânea, quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos. Novamente Lula aparece na frente, com 39%, ante 29% de Bolsonaro. Ciro vem logo em seguida, com a indicação de 3% dos entrevistados. Janones, Tebet e Doria marcaram 1% cada.

A pesquisa teve como base mil entrevistas realizadas por telefone entre os dias 9 e 11 de maio. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95,5%.

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador - BA Atualizado às 03h55 - Fonte: ClimaTempo
24°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 30°

Qua 29°C 24°C
Qui 28°C 24°C
Sex 29°C 23°C
Sáb 27°C 23°C
Dom 28°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias